Publicidade

Publicidade

Publicidade é o ato de apresentar uma mensagem, ideia, produto ou serviço usando meios de comunicação afim de fazer com que o público que está a recebendo realize uma ação específica. É voltada ao comércio, diferente de propaganda. Você já vai entender.

É muito comum ouvir pessoas falarem de publicidade querendo dizer propaganda ou o vice-e-versa, mas a verdade é que uma é derivada da outra. Propaganda não é, necessariamente, voltada ao comércio, diferente a publicidade.

Neste artigo você aprenderá:

1. O Conceito De Publicidade E O Que Difere No Mercado

Existe diferenças hierárquicas nos conceitos de Publicidade, Propaganda, Mídia e Marketing, como na figura:

Publicidade:

É o ato de comunicar com um público afim de influenciar o ouvinte a uma ação. Voltada especificamente à conversão, ou comércio;

Propaganda:

É o ato de propagar, ou seja, qualquer mensagem que queira passar com ou sem a intenção de vender produto ou serviço;

Mídia:

É o canal de comunicação, isso quer dizer que pode ser uma TV, rádio, rede social ou panfleto. Qualquer ferramenta que possa transmitir uma mensagem;

Marketing:

É o que engloba tudo isso, é uma área do conhecimento que se divide em vários outros meios.

Temos um artigo que fala tudo sobre Marketing.

2. Como Começou A História Da Publicidade

Antes era muito difícil escrever artigos a mão e disponibilizar a baixo custo para a população, até o Século XV, quando Gutemberg desenvolveu a prensa mecânica e nasceu o jornal impresso.

Em 1625 foi publicado o primeiro anúncio em jornal. Na época ainda era utilizado apenas para apresentação. Apenas assumiu um papel persuasivo para o consumismo na era industrial.

Houve, também, o início de propagandas falsas com intuito de ganhar dinheiro iludindo consumidores. O que gerou a regulamentação das publicações e propagandas afim de diminuir as fraudes.

A primeira agência de publicidade foi fundada em 1841 por Volney Palmer na Filadélfia (EUA). Antes a publicidade era intermediada por corretores.

De ali para frente a publicidade começava a ganhar força chegando a rádio, revistas e TV onde se tornou um meio de comunicação revolucionário.

Com o uso de áudio e imagens os anúncios ficaram muito mais intuitivos e persuasivos. Começou-se também críticas de seu uso. Alguns estudos apontavam que haveria impactos na sociedade.

O final do século passado vivenciou uma nova revolução na publicidade, a internet. Este novo modelo de entretenimento conquistou muito espaço de modo que chamou toda atenção no mundo da publicidade e está cada vez mais forte, inteligente e assertivo.

A forma peculiar de conseguir atingir um público alvo específico, além de seu baixo custo, resultou em investimentos bilionários.

Autores como Walter Longo já defendem que esta revolução no mundo da publicidade a tornou uma das formas mais democráticas de interação com clientes

O grande desafio é mostrar segurança de dados pessoais e manter uma boa relação virtual com milhares como se fosse um a um.

3. A Publicidade Brasileira

Não é de se assustar que o Brasil ficou bem atrasado em relação aos Estados Unidos.

Aqui a primeira publicação só aconteceu no final do Século XIX e a primeira agência em 1914.

Ironicamente o Brasil hoje é um dos países mais premiados do planeta e mais, o faturamento em publicidade no país chegou a 134 (cento e trinta e quatro) bilhões de reais em 2017.

O setor que mais investe é o comércio varejista em seguida, estão os serviços ao consumidor, e as empresas ligadas a cultura, lazer, esporte e turismo.

A maior parte dos investimentos destinaram-se à televisão aberta (53,6%), em seguida TV por assinatura (13,2%), jornais (11,6%) e revistas (3,5%).

As mídias digitais têm se destacado (9%) com crescimento de 91% em relação 2016/17.

O Governo brasileiro investe por ano cerca de 1,6 bilhões de reais em publicidade.

4. A Administração de Publicidade

Como todo tipo de ação, a publicidade tem seu lado positivo e negativo. Pode levar a empresa ao topo ou, até mesmo, falir se não usada com precaução.

O lado bom da publicidade é o fato de poder mostrar a muitas pessoas a sua marca, falar bem e mostrar como ela pode ser importante na vida de seu público. A este modelo chamamos de Branding.

Branding ou publicidade massiva visa sempre trabalhar o posicionamento e valorização da marca. Informa e grava na memória o que é a melhor opção para seu público.

Por outro lado, acaba sendo intrusiva. Aparece, na maioria das vezes, em momentos que o público está voltando a atenção para outra causa. Isso incomoda muitas pessoas.

Mas o grande perigo está no uso das mensagens. Caso a publicidade se expresse mal isso pode causar transtornos e más experiências praticamente irreversíveis na memória do público.

A revista Exame fez um post com 25 erros de publicidade que você pode ter como exemplo.

Estas publicidades podem fazer uma imagem ruim para sociedade, são chamadas de Publicidade Abusiva, que incentiva a discriminação, a violência, o medo, ou desrespeita a criança, o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas.

Para acabar com esse tipo de publicidade, nos anos 70, foi criado o Código de Auto-Regulamentação Publicitária que tem como prioridade a Ética Publicitária.

Você pode pesquisar mais no site da CONAR, representante da Ética Publicitária.

Há muitas formas de avaliar uma publicidade eficiente. Um tem de captar a Atenção, ser Memorável e Persuadir.

A publicidade deve ser avaliada duas vezes no tempo: a primeira é antes ter ido ao ar e a segunda é durante ou imediatamente após a passagem do anúncio, para testar o impacto e reação de seus ouvintes.

5. O Que Faz Um Profissional De Publicidade

Para funcionar a publicidade precisa do Anunciante, do Veículo e da Agência.

Os profissionais de publicidade procuram ser sempre bem criativos e usam várias técnicas de comportamento como Brainstorming e um ambiente descontraído para conseguir fluir as ideias.

Se dividem, principalmente, em 6 (seis) funções: Atendimento, Mídia, Planejamento, Criação, Redação e Digital.

Atendimento:

Esta é a função que fica mais perto do cliente. É uma peça fundamental para o sucesso do projeto. O atendimento é responsável por acompanhar o cliente durante o início, meio e fim.

Mídia:

Função destinada ao profissional que negocia com os veículos. Também decide o melhor tipo de mídia de acordo com o investimento e público-alvo.

Planejamento:

A parte estratégica do projeto. Aqui se transforma todo Briefing (resumo) em fundamentos e objetivos para entender seu público e o que fazer para chamar sua atenção e induzir a ação.

Criação:

Nesta parte fica a área responsável pelo desenvolvimento de imagens, vídeos, fotos e ilustrações. O trabalho é realizado junto com a redação para ganhar uma forma mais interativa.

Redação:

Os profissionais desta área estão junto com a Criação. Daqui vai sair os copywriting, ou seja, títulos e roteiros especializados em influenciar a chamada de ação do público.

Digital:

Existe para suprir a demanda na internet. Ela adapta todo projeto de forma a ficar perfeito de veicular na web.

6. Estratégias De Publicidade (Bônus) Para Aplicar Em Qualquer Negócio Hoje

As melhores estratégias são usar bem os detalhes sem pressa. Nós planejamos bem antes da execução aqui na Adsvantage e vamos deixar as dicas que você pode seguir ara se sair bem no mercado.

Defina o Objetivo:

Antes de qualquer coisa converse com seu cliente e entenda o que ele precisa e tenha um olhar crítico sobre o que ele quer alcançar e o que ele está disposto a investir. Use o Bom Senso e explique de forma clara e direta suas chances.

Distribua Tarefas:

Tenha várias pessoas pensando diferente e coloque funcionários em cada etapa. Precisa ser visto com olhos de outras pessoas. Lembre-se sempre de ouvir opiniões de pessoas que pensam diferente de você. Use Brainstorm.

Invista Em Teste Inicial:

Um pré lançamento com objetivo de aprender ou ver como se sai a publicidade sem o objetivo de vender. Deixe o objetivo de vendas para caso o teste inicial seja positivo.

Teste Várias Vezes:

Várias copywriting, imagens e modelos. O experimento é a melhor forma de ver como seu público está reagindo. Você vai se surpreender em ver como as coisas acontecem diferente do utópico.

Sempre Tome Exemplo:

Observe publicidades que saíram pela culatra. Use a Ética Publicitária. Uma boa impressão e fácil de perder, uma má, não.

Faça Uma Consultoria Na Adsvantage.

Caso você já tenha uma empresa ou está planejando abrir uma faça uma Consultoria Gratuita. Assim você ficará mais confiante.

Espero que nossa conversa tenha te aberto oportunidades. Boa sorte!

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