Marketing

Marketing

O Marketing é uma parte da administração que envolve a área de vendas. Isto por que lida diretamente em como, quando, onde e o que será entregue para o cliente.

Além do mais, o marketing tem vários derivados que vão da personalização do produto até o relacionamento do cliente depois de ser realizado a venda, seja de produtos físicos, digitais ou serviços.

Neste artigo você vai entender:

  1. O Conceito De Marketing E Sua Necessidade;
  2. Como Começou A História Do Marketing;
  3. As Mudanças Que O Marketing Sofreu Com O Tempo;
  4. Como A Administração Empresarial Lida Com O Marketing;
  5. O Que Faz O Profissional Do Marketing;
  6. Quais São Os Objetivos Que O Marketing Busca Alcançar;
  7. O Que São Os 4P’s Do Marketing;
  8. Quantos Tipos De Marketing Existe E Em Que Cada Um Foca;
  9. Ciclo De Vida Do Produto. Porquê Todos Lançamentos Têm Início, Meio E Fim;
  10. Estratégias De Marketing (Bônus) Para Aplicar No Seu Negócio Hoje.

1. O Conceito De Marketing E Sua Necessidade

A palavra Marketing vem do inglês, Market. Não há uma tradução exata, mas pode ser considerado algo como Estudo do Mercado ou Mercadologia.

É uma base de estudos e dados que faz estimativas sobre demografias, hábitos, cultura e tudo que possa identificar um público alvo com mais clareza afim de proporcionar uma melhor experiência do consumidor com intuito de alavancar a marca e os lucros.

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Philip Kotler – Marketing Management

Assim, o marketing vai muito além de apenas fidelidade do cliente. Fornecedores, sócios, cultura, esporte, ONGs e tudo que pode e tem influência sobre a marca passa a ser incluso.

Usar a palavra Publicidade para referenciar o marketing, apesar de ser comum, é errado. Certamente a PUB é um derivado, mas voltada única e exclusivamente a comunicação comercial, enquanto o MKT vai além da comunicação.

Temos um artigo que explica tudo sobre Publicidade.

Descubra todas oportunidades que o mercado online pode oferecer à sua empresa

2. Como Começou A História Do Marketing

Não é possível saber ao certo quando tudo começou, mas é muito provável que no início do comércio o marketing já estava presente levando em consideração seu conceito.

O que mudou nesse tempo foram as formas de aplicar. É possível que sempre irá se alterar por causa de um mundo em constante mudanças surgem, somem e mudam culturas, hábitos, ambientes, comportamentos, filosofias, necessidades e tudo que podemos pensar.

O que nunca muda é a essência de vender e conquistar as pessoas que se envolvem com sua marca, salvo em casos como o da Roma Antiga que se referia o marketing como vender a qualquer custo, mesmo que engane o consumidor.

A tecnologia e segurança que temos hoje ajudam a diminuir, consideravelmente, o antigo conceito romano.

A necessidade dos estudos de mercado começou com o avanço do capitalismo que aumentou o número de concorrentes das empresas e estes queriam conquistar parte do mercado.

No início do Século XX a ideia era ganhar mercado e vender. E ainda recebeu um “boom” com as necessidades das Guerras Mundiais e o medo de quebra no mercado.

Depois dos anos 40 houve um estudo sobre o consumo por psicologia, cultura e hábitos e mostra que o marketing pode ser muito mais do que vender, mas de influenciar por toda vida as compras de um cliente através da educação.

Nessa época ainda se tinha muito receio sobre o marketing e as empresas imaginavam que eram métricas não exatas que só serviam de custo para o financeiro. Ainda mais com informações incertas, muito difíceis de mensurar e caras de patrocinar.

O avanço da tecnologia foi essencial para provar que as métricas podem e dão sinais claros de qual tipo de público a empresa está se envolvendo.

Por ironia hoje a área do marketing digital está extremamente ligada a redução de custos e métricas extremamente intuitivas que relatam e dão rumo ao negócio.

3. As Mudanças Que O Marketing Sofreu Com O Tempo

Depois de todas experiências no mundo do marketing houve mudanças necessárias para o público de hoje que foram divididas em dois tempos: Outbound e Inbound.

Outbound Marketing:

Também conhecido como Branding, que por sua vez é voltado a campanhas massivas, onde não se tem uma necessidade de segmentar o público.

Também é difícil de mensurar sua eficácia já que as métricas são difíceis de calcular.

É usada por empresas com muito caixa porque o objetivo é aparecer para o maior número de pessoas, como anúncios de TV por exemplo.

Inbound Marketing:

Também conhecido como Marketing de Resposta Direta, este é mais sugestivo a um público específico. A ideia deste é segmentar e relatar ao máximo.

Este é mais recomendado para empresas que querem estar na cabeça de seu cliente na hora certa, evitando anúncios indesejados.

Requer muito mais trabalho já que o precisa de dados específicos para buscar a educar sobre sua marca ao público exato no momento ideal.

4. Administração De Marketing

Este modo de administrar focando no seu público alvo coloca em prática tudo que a tecnologia pode oferecer para alavancar a empresa.

Este processo vai da definição do Avatar (ou Persona) e faz tudo para manter um relacionamento de primeira linha. De forma a fazer os olhos do cliente brilharem mesmo depois da compra

  • Já se imagina o cliente antes do produto, resolvendo as dores e realizando os sonhos de seus clientes sem deixar qualquer objeção.
  • Perguntas parecidas com “como fazer o cliente pagar sorrindo?” é muito comum nessa fase.
  • Usa-se as métricas afim de posicionar sua marca na cabeça dos clientes e ainda para reduzir custos como não mostrar a pessoas sem interesse na área.
  • Emissões de relatório extremamente assertivos para definir quanto, onde, quando e como.
  • Muita estratégia para educar e persuadir seus potenciais clientes.
  • Identifica oportunidades de crescimento de longo prazo para a marca.

Abaixo estão as orientações básicas da Administração de Marketing.

Orientar para Produção:

Orienta que os consumidores tendem a buscar produtos do modo mais fácil e com o menor custo, ou seja, empresa focada eficiência de entrega e produção.

Orientar para Produto:

Orienta que os consumidores tendem a buscar produtos pela qualidade, ou seja, foco em tecnologia e desempenho.

Orientar para Vendas:

Orienta relacionamento aos consumidores uma vez que não retornariam por vontade própria sem um incentivo de fidelidade.

Orientar para Marketing:

O ideal aqui é fazer o consumidor procurar o produto e não o contrário. Isto envolve muito trabalho em resolver as necessidades de um público

5. O Que Faz O Profissional Do Marketing

A profissão de Marketing, diferente do senso comum, trabalha bastante com números. Na verdade, métrica e estatísticas para avaliar de forma analítica as melhores estratégias de mercado que a marca deve tomar no momento ideal.

É preciso bastante paciência porque dependendo do mercado pode demorar seis, doze ou até vinte e quatro meses para ter uma métrica confiável para se toar decisão.

Grandes profissionais do Marketing já planejam como seu produto e mercado estará daqui cindo ou dez anos.

Preciso muita criatividade e uma equipe focada em inovação e publicidade.

Conhecimentos elaborados sobre a psicologia de seu público e suas diferentes culturas, hábitos, desejos, dores e frustrações.

A função do profissional define de forma direta os próximos investimentos da empresa.

6. Quais São Os Objetivos Que O Marketing Busca Alcançar

  • Aumento das vendas;
  • Aumento de clientes:
  • Fidelização;
  • Atração de possíveis consumidores;
  • Aumento do valor da marca;
  • Relacionamento com Stakeholders;
  • Resposta de métricas diretas;
  • Estrutura para colaboradores;
  • Influência no próximo investimento.

7. O Que São Os 4P’s Do Marketing;

Esta é uma fórmula que já foi muito utilizada no inicio da Administração de Marketing e, serve até hoje, como uma base fundamental para os profissionais. São Preço, Praça, Produto e Promoção:

Preço:

Obviamente é o Preço que será vendido o produto. Hoje os Profissionais preferem utilizar a palavra Valor. Isto porque o Marketing tende a dar Valor e não preço.

Praça:

Significa o local estratégico de seu mercado. Aqui se define distribuição como Shopping, Marketplaces, E-commerce, Loja no centro da cidade e até Rede Social.

Produto:

A parte que se define como será seu produto. Pensa-se em produto físico, digital ou serviço e, também, a utilidade, tanto como, falta dele pode causar nos clientes.

Promoção:

Aqui se faz uma estratégia de como apresentar o produto ao público. Usa-se muitas métricas e estudos para saber uma forma ideal de persuasão ao seu alvo. E isso vai desde a divulgação na internet, televisão e panfletos até a própria embalagem do produto.

Os 4P’s são como uma forma de bolo, hoje vai muito mais além da forma. Muitos teóricos defendem que se passaram a ser 8P’s, outros que somam 4A’s e 4C’s. Mas o mais básico está na sua frente. Basta definir a estratégia que será melhor para seu negócio.

8. Quantos Tipos De Marketing Existe E Em Que Cada Um Foca

Existe muitos tipos de Marketing que são descobertos e estudados a todo tempo, mas os 10 (dez) mais importantes estão aqui:

Marketing Direto:

Dedicado a um público-alvo específico, segmentado. Geralmente utilizado no Marketing Digital via e-mail ou telefone.

Marketing Indireto:

Estratégia de publicidade massiva, para a maior quantidade de pessoas possíveis. Geralmente enviados por TV e panfletagem.

Marketing Digital:

Este tende a montar uma Estrutura de Marketing online desde o site, aplicativos, técnicas de SEO até um relacionamento nas redes sociais. Onde é nosso foco aqui na Adsvantage (Aqui está nossa deixa).

Marketing de Conteúdo:

São postagens de informações valiosas que as pessoas tendem a pesquisar. Geralmente encontrada em blogs ou revistas específicas do assunto, como este artigo completo sobre marketing.

Marketing de Significado:

Também conhecido como Meaningful ou Marketing Social. São geralmente enviados via patrocínios na cultura, esportes, ONGs e ações sociais.

Endomarketing:

Usadas para o interior da própria empresa afim de melhorar o clima organizacional e estrutura de trabalho. Geralmente feito por treinamentos.

Marketing Viral:

Parecido com o Marketing Indireto, mas que se usa de meios mais baratos afim de alcançar seu maior público. Geralmente por Memes ou compartilhamento nas redes.

Marketing Pessoal:

Que vem de treinamentos de comportamento e liderança frente a decisões particulares. Aparece, principalmente, na forma de se vestir e falar com o público.

Marketing de Relacionamento:

Também conhecido como CRM (Customer Relationship Management). É a forma de trabalhar a comunicação com clientes e possíveis clientes antes, durante e depois da venda.

Marketing de Produto:

Neste caso a empresa faz um produto única e exclusivamente para um público e sua estrutura de entrega e apresentação é feita por Marketing Direto.

9. Ciclo De Vida Do Produto. Porquê Todos Lançamentos Têm Início, Meio E Fim

Os estudos de Marketing sobre o ciclo de vida de um produto no mercado indicam que todo produto tem seu início, meio e fim que ficam divididos em 4 (quatro) fases:

Lançamento ou Introdução:

Aqui é onde seu produto ou serviço é pensado, produzido e apresentado ao público alvo. É provável que seja a parte mais importante mesmo que não seja gerar lucro seu objetivo. Isto porque é aqui que se estuda e descobre se terá um mercado para o produto.

Crescimento:

Se houver um mercado que aceite o produto/serviço, começa o crescimento. É um nome subjetivo já que, na verdade, funciona como um lançamento, porém, com força total nas técnicas de Marketing uma vez que passou pelo teste de lançamento.

Maturidade:

Só agora, na parte de maturidade, que os frutos serão colhidos. Aqui o produto já está no mercado e rendendo afim de cumprir as metas de vendas.

Declínio:

Quando o mercado estiver saturado do produto ele tende a cair, isto é normal e também faz parte da estratégia porque é uma ótima hora de evoluir o produto já que o mercado o aceitou. Como o lançamento de um smartphone do ano com mais qualidade.

10. Estratégias De Marketing (Bônus) Para Aplicar No Seu Negócio Hoje

E para concluir deixo aqui o que todos que trabalham com Marketing tem em mente antes mesmo de apresentar seu produto. Recomendamos muito que comece a aplicar hoje mesmo no seu negócio:

Meta e Objetivo:

Fica mais claro quando se sabe onde quer chegar. Defina quantos produtos você precisa vender em determinado período de tempo.

Defina seu Avatar (Persona). Isso evita que os meios de comunicação queimem seu dinheiro mostrando seu produto para pessoas que não estão interessadas.

Calcule quanto dinheiro você pode investir e quanto espera de retorno.

Idealize apenas um produto por vez, se possível. Pense como quer que o cliente se lembre da sua marca.

Comunicação:

Mostre que sua marca está presente na vida do seu público.

Fazer postagens, vídeos e e-mail são ótimas formas de enviar novidades. Mande apenas para pessoas que querem. Cair na caixa de spam pode acabar com sua marca.

Use redes sociais para interagir, e engajar o seu público. Isto gera prova social e compartilhamentos.

Bom senso:

Tentar vender a qualquer custo pode não ser uma boa estratégia hoje em dia. Isto porque os mecanismos de busca e segurança estão de olho.

Existe caso de domínio bloqueados, permanentemente, pelo Google por fazer spam ou práticas contra os termos de uso.

Lembre-se de pedir autorização para mandar as novidades e mande só quando solicitado. Ninguém gosta de vendedor que parece desesperado.

Ferramentas e Relatórios:

Mensure e salve suas métricas. Este é um dos ativos mais valiosos e o que colocou o Marketing como um dos investimentos mais buscados pelas empresas.

Use ferramentas para auxiliar e entender como o público está se relacionando com sua marca.

Gere Leads e guarde a lista de clientes. Parte do Marketing começa depois da venda.

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Caso você já tenha uma empresa ou está pronto para abrir, pode fazer uma Consultoria Gratuita e saber como sua empresa pode estar daqui 5 anos.

Espero que nossa conversa tenha aberto suas oportunidades. Boa Sorte!

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